Um profissional que pretende se estabelecer no mercado competitivo requer manter-se atualizado, participar de workshops, cursos, palestras, enfim aprender constantemente. Mais, meus caros leitores, nada substitui a vivência. E por isso quero compartilha com vocês um fato que me ajudou no meu amadurecimento profissional.
Certa vez, foi contratada para fazer a assessoria do dia de um casamento:
Perfil da NOIVA: Muito falante, alegre, muito ocupada com seus compromissos profissionais e por isso deixou várias atividades importantes para o casamento em cima da hora.
Perfil do NOIVO: Só conheci no dia do casamento, pois morava em outro país.
Por mais que salientasse a importância da assessoria completa, a noivinha me dizia que tudo já estava muito bem organizado, todas as contratações já tinham sido concluídas.
No mês anterior ao casamento. Como é de práxis me reuni com a noiva, ouvi atentamente, recolhi todas as cópias de contratos com fornecedores e logo percebi que fortes emoções iriam acontecer:
Emoção 1: Recebi contratos redigidos de caneta em papel de ofício, os serviços não estavam descritos com clareza.
Emoção 2: Ao realizar o perfil da noiva e saber como tinha planejado e organizado o seu casamento, percebi que nada condizia com o que estava escrito nos contratos.
Liguei para todos os fornecedores, me apresentei, e nos esclarecimentos de minhas dúvidas:
Emoção 3: O Buffet que a noiva contratou tinha, naquela mesma data, somente 4 casamentos para executar.
Emoção 4: A sonorização e iluminação contratada nunca tinham ido no espaço onde aconteceria a festa para verificar suas necessidades e demandas.
O QUE FAZER?
Convoquei a noiva para outra reunião e apresentei um relatório solicitando que várias mudanças fossem realizadas. Porém as seguintes observações somente foram levadas em consideração quando a luz da igreja apagou porque a noiva não tinha contratado gerador e a igreja não comportava a quantidade de iluminação cênica (eu alertei), quando houve uma superlotação de pessoas no espaço da festa, muitos convidados para pouco espaço (eu alertei), dentre outros constrangimentos que não vale nem mencionar.
FRUSTAÇÃO PROFISSIONAL
Apesar de ter plena convicção que não realizei a assessoria completa daquele casamento e mesmo assim alertei a noiva de todos os problemas que poderiam ocasionar e aconteceram, aprendi. Aprendi que deveria ser mais seleta com minhas noivas, não em termos financeiros, até porque o casamento que mencionei teve um orçamento farto. Mais selecionar em relação à confiança construída, ao respeito pelo profissional.
Prefiro assessorar casamentos simples, porém muito bem planejados e organizados, do que casamentos grandes e sem sintonia, coesão.
Enfim, assessoria do dia não faz milagres.
Noivas: tenham muitos cuidados com as contratações. Não adianta contratar a assessoria do dia, se o planejamento e organização do evento falhar.
Beijinhos
Roberta Sacramento
Nenhum comentário:
Postar um comentário